domingo, 10 de abril de 2011

BOMBOM CASEIRO RECHEADO (COOKING)




Fazer chocolate em casa não é das coisas mais complicadas, mas faz MUITA sujeira! Principalmente para pessoas um tanto quanto atrapalhadas como eu.
Eu usei forminhas de silicone, mas na minha opinião aquelas tradicionais que você faz um monte de uma vez só são bem melhores. O procedimento é o mesmo, acompanhe:


1. Faça a temperagem do chocolate ( vide abaixo)
2. Coloque um pouco de chocolate na forminha e espalhe cobrindo toda a superfície. Eu usei uma espátula, mas existem pincéis para isso.
3. Dê umas batidinhas na forma contra uma superfície firme para tirar as bolhas de ar.
4. Coloque a forminha (ou a forma) em um prato virada para baixo para escorrer o excesso.
5. Leve à geladeira por 4 minutos. 
6. Agora vamos fazer uma segunda camada de chocolate, repetindo todos os procedimentos descritos anteriormente e levar novamente à geladeira por 4 minutos.
7. Coloque o recheio (aqui eu usei uma ganache de chocolate ao leite, feita com 100ml de creme de leite + 80g de chocolate ao leite derretido).
8. Eu esqueci da foto dessa última etapa, mas, após colocar o recheio (veja a ultima foto), você vai delicadamente "pingando" o chocolate até cobrir todo o fundo da forma e o recheio. Depois alisa com muito cuidado com a espátula.
9. Volte para a geladeira, mas desta vez com a forma virada para cima por 15 minutos.
10. Desenforme os bombons, geralmente é só virar a forma que eles se soltam (com a de silicone é mais complicado). Deixe-os em temperatura ambiente por 30 minutos e depois disso pode embalar. 

Dicas: 
É melhor manter os bombons embalados fora da geladeira mas em local seco e arejado. 
Se você não tem muita experiência com chocolates faça com o meio amargo (é o que eu usei) porque ele derrete muito menos. Eu escolhi o recheio de chocolate ao leite para equilibrar o sabor. Você pode usar brigadeiro, doce de leite, o que quiser...
150g de chocolate dá para fazer uns 20 bombons como o da foto (pequenos). Isso sem contar o recheio.


Para temperar o chocolate você derrete 2/3 da quantidade necessária. Para isso, quebre a barra em pedaços ou raspe com uma faca e leve ao microondas por 30 segundos. Mexa e volte ao microondas por mais 30 segundos (em potência alta). Repita o processo até derreter por completo. Normalmente 1 minuto é suficiente, mas vai depender do seu microondas, da quantidade de chocolate, enfim, pode variar.

Chocolate todo derretido, sem nenhum pedacinho, agora é hora de usar aquele 1/3 que sobrou. Pique em pedaços o menor possível e jogue dentro do chocolate derretido. Mexa, mexa MUITO, até que todo o chocolate fique derretido. Parece que não vai derreter mas derrete (não é no microondas tá? É só mexendo mesmo, no "muque"). Coloque um pingo do chocolate no lábio inferior, se a sensação for de frio, está pronto para ser usado.

Tem uma outra maneira de temperar o chocolate que é jogando no mármore (ou pedra similar) depois de derretido, mas eu não dou conta de conviver com essa "chocolataiada" espalhada na pia... então eu faço esse método, que na minha opinião é mais simples e dá certinho.

Um comentário:

  1. Ok entao vou tentar quero muito criar os meus bombons tentei com chocolate nesquik mas nao deu certo pq ficou mole muito colento e fiquei triste mas vou comprar o da nestle a ver se era o defeito do po bj obg pela dica

    ResponderExcluir